-
Arquitetos: Grifo Arquitetura
- Área: 2850 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:João Vitor Sarturi
-
Fabricantes: Docol, Geonort Geotecnia, Hadex, Isoeste, Kataoka, Maccaferri do Brasil, Metalgrade, Nomem, Oyamota, Petrofontes, Portobello, Repume, Rubber, Supermix
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Futuro está localizado no bairro do Reduto, área central de Belém, próximo à estação das Docas e o mercado ver-o-peso. A sua implantação faz parte de um projeto maior, Porto Futuro, que inclui a revitalização de sete galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará, que serão destinados a atividades ligadas ao turismo, lazer e alimentação. Essa segunda etapa ainda não foi contemplada.
O projeto do parque cria uma área de lazer destinada a população da região em um terreno antes subutilizado. O formato alongado do terreno definiu o partido, com a criação de um eixo principal e as duas entradas principais nas pontas. Na porção central do terreno foram colocadas mais duas entradas secundárias, no eixo da Travessa Quintino Bocaiúva, que antes cortava o parque, e a antiga rua deu espaço à um caminho no parque, mantendo a sombra das únicas árvores existentes no terreno. Nesse eixo central do parque se desenvolve praticamente todas as atividades, como academia ao ar livre, lago, ponte, fonte interativa, área de alimentação, cachorródromo e parque infantil.
As grandes áreas pavimentadas com concreto lixado acomodam o alto fluxo de visitantes e as coberturas em estrutura metálica trazem proteção do sol e da chuva em momentos oportunos. Na entrada principal do parque, pela Tv. Rui Barbosa, a maior cobertura abriga o setor de alimentação. Decks de madeira cumaru envolvem o lago artificial, com profundidade entre 50 a 150 cm. Um dos decks possui dois grandes bancos de madeira com formas anguladas, o que possibilita várias formas de usar o espaço. Uma ponte “moisés” atravessa o lago pelo eixo principal, tornando não semente passagem, mas também um espaço de estar. A baixa profundidade do lago nesse ponto possibilitou a eliminação do guarda-corpo.
Na porção mais ao norte do parque foi implantada outra grande cobertura, que abriga sanitários e área administrativa. Ao lado estão as fontes interativas sobre piso emborrachado, elemento lúdico e muito disputado pelas crianças. Um parquinho infantil em piso emborrachado e o cachorródromo completam esse setor. Ao redor de todo o parque foram implantados uma pista de caminhada e uma ciclovia com cerca de 600 m de percurso. Do outro lado da Rua Belém foi implantada a Praça Gastronômica, espaço onde foram relocadas antigas lanchonetes deslocadas para a ampliação da rua até a Av. Visconde de Souza Franco. Nessa área também foram remontadas duas construções de madeira dos anos 1980, que estavam no terreno do parque. Na sua nova localização, essas construções agora acomodam um restaurante.